CONSELHOS

As férias do bebé

O que levar na mala?

No capítulo "O Bebé vai de Férias", a mala é o mais importante! Na verdade, todos os jovens pais conhecem o estranho fenómeno físico em que o tamanho da mala de viagem é inversamente proporcional ao tamanho do seu proprietário! Para a ajudar a evitar exageros nas malas e deixar o porta-bagagens a abarrotar, aqui estão alguns conselhos práticos para a preparação da mala das férias do bebé, passo a passo...

A mala para o soninho


Seja de férias ou em casa, o bebé passa grande parte do tempo a dormir, para que ele tenha noites tranquilas e os papás também, é preciso ter as melhores condições para dormir!

Vai ser muito difícil ignorar a necessidade de duma cama de viagem. Poderá levar a sua ou usar as que os hotéis lhe oferecem. Seja qual for a situação, leve consigo um colchão mais confortável do que os que vêm com as camas de viagem se vai passar fora uma temporada maior.

Uma solução mais leve para transportar é a alcofa, mas lembre-se que esta deve ser usada só pelos bebés pequeninos que ainda não se sentam sozinhos e que não conseguem levantar-se com ajuda das mãos ou dos joelhos.

Junto com tudo o que precisa para noites bem passadas, não se esqueça de levar a chupeta e o boneco doudou. É fundamental levar os objetos que fazem parte dos hábitos do bebé para um sítio que lhe é completamente estranho.

Ideia antistress perfeita: o boneco doudou em duplicado e o seu número de telemóvel inscrito na etiqueta do boneco... perder o companheiro preferido do bebé no primeiro restaurante que parar vai ser o suficiente para estragar o início das férias!

E para um sono perfeito, leve também um saco de bebé, especial verão, em algodão leve para evitar que o bebé apanhe muito calor e também um mosquiteiro, um elemento superprático e muito fácil de transportar!

Descubra a nossa seleção especial Sono do Bebé em vertbaudet.pt

A mala para as refeições


Amamentar é a fórmula mágica para não precisar de levar mais nada para as refeições quando vai de férias!

Caso não amamente, para além dos biberões e da caixa do leite, deve também levar o escovilhão! Para seu maior conforto ainda pode levar o aquecedor de biberões, mas se vai de férias, pode sermpre voltar à boa e velha panela e ao banho maria...

Se o bebé já está no momento da diversificação alimentar, temos de passar ao plano B: temos pena, mas o plano B vai implicar ter de aumentar o tamanho da mala do bebé… Vai ter de levar algo onde o bebé se possa sentar para comer as suas refeições... a boa notícia é que o carrinho de bebé pode servir o propósito! Pode também adquirir um assento elevatório que se adapta a todas as cadeiras.

Para poder preparar as refeições do bebé tem 2 soluções: uma que, embora mais fácil, ocupa mais espaço e que é o robot de cozinha, outra que ocupa menos espaço e que é um cesto para cozer a vapor + uma trituradora.

Descubra a nossa seleção especia Refeições do bebé em vertbaudet.pt.

A mala para os cuidados de higiene


É agora que deve aproveitar todas as amostras que lhe ofereceram na farmácia para aligeirar o peso da mala: os frasquinhos de champô e de loção para o banho hipoalergénica...

Para os banhos diários já conhece a banheira insuflável? Ocupa pouco espaço em relação à sua homóloga de plástico rígido!

Para mudar a fralda, pode usar simplesmente uma fralda ou adotar um saco muda-fraldas tudo-em-um que vai ser-lhe superútil na viagem. Alguns modelos têm um compartimento isotérmico, que também vai ser muito prático nas viagens...

Descubra a nossa seleção especial Higiene, cuidados e banho em vertbaudet.pt

A mala de viagem


Na maioria das vezes, as férias com o bebé começam por uma viagem de carro, o que obriga, naturalmente, a que leve a cadeira-auto! Mas se está a pensar em alugar um carro quando chegar ao destino, não se esqueça de pedir o equipamento necessário ao bebé, a maioria das rentacars têm cadeira-auto como opção no aluguer dos seus veículos.

Para a viagem em si tenha à mão o saco para as mudas do bebé: fraldas (bastantes para não correr o risco de lhe faltarem), uma muda de roupa completa, caso haja algum acidente, toalhetes, uma toalha e alguns sacos plásticos para as fraldas sujas...

Vá também prevenida para dar uma refeição ao bebé: o biberão, uma caixa doseadora com leite em pó, frascos, um babete, um copo com água...

Cuidado com o micro-ondas: redobre a atenção para evitar as queimaduras com o biberão que foi ""gentilmente"" aquecido pelo senhor do restaurante ou do café (na potência máxima!)… Para fugir a este tipo de acidentes, invista num saco isotérmico, ele também lhe vai ser útil nos restantes dias das férias quando for passear com o bebé!

Por fim, quer para a viagem, quer para distrair o bebé durante as férias, leve também um saco de brinquedos de todos os géneros, junte-lhe os seus bonecos preferidos e alguns brinquedos novos que vai precisar usar ao fim de 3 horas de viagem e 2 ou 3 CDs de músicas infantis!

Descubra a nossa seleção especial Cadeiras-auto e Sacos muda-fraldas em vertbaudet.pt

A mala da saúde


Chegou a hora de preparar a mala com o que precisa para eventuais cuidados de saúde que sejam necessários prestar. Para começar, leve o termómetro e o boletim de saúde do bebé. Depois, leve também alguns medicamentos e acessórios básicos que tem na farmácia lá em casa como o paracetamol, o soro fisiológico, os pensos rápidos, compressas, um antissético e também uma pinça (caso seja necessário retirar farpas).

Leve também uma pomada do tipo Biafine para queimaduras ou escaldões solares, e uma pomada com arnica para as nódoas negras. Não se esqueça dos medicamentos habituais para as dores de dentes, o gel ou granulados homeopáticos. Leve também pacotes de reidratação que lhe permitem agir rapidamente em caso de desidratação aguda.

E está pronta para seguir viagem! Mas a prevenção é o melhor caminho: para evitar ondas de calor extremo e insolações, leve consigo os seus aliados mais preciosos: protetor solar ecrã total, chapéu, óculos de sol e, eventualmente, uma tenda anti-UV para usar na praia e proteger o bebé durante as férias.

Agora só lhe resta enfiar tudo isto no porta-bagagens... e ainda as suas malas ;)! Boa viagem e boas férias!