CONSELHOS

Como escolher o primeiro calçado do bebé

As 5 coisas que deve saber para não se enganar

As 5 coisas que deve saber para não se enganar

O bebé entregou-se de corpo e alma à tarefa de se virar sozinho. Desenvencilhou-se como um pro para se sentar. Usou da sua incrível determinação para gatinhar. Doravante, ele tem um superpoder: a marcha! Cheios de confiança, tocamos os sinos, atiramos os foguetes, os aplausos e... as dúvidas: como motivá-lo a andar, a não ter medo de dar os primeiros passos? Como escolher os primeiros sapatinhos? Eis as etapas para permitir que o nosso super-herói comece com o pé direito!

Quando comprar o primeiro calçado para o bebé ?

Quando comprar o primeiro calçado para o bebé ?


Vamos diretos ao assunto: antes de começar a andar, não há necessidade de calçar o bebé. Antes pelo contrário! Deixá-lo andar com os pés ao ar livre, em contacto com o chão vão ajudá-lo a começar a andar mais facilmente. Mas tem mosaicos no chão? Então deve escolher uns sapatinhos antiderrapantes que vão protegê-lo de escorregadelas e trambolhões quando começar a dar os primeiros passinhos inseguros.

16h30… Está na hora de ir passear até ao parque!

O bebé prefere desfrutar do conforto do seu carrinho tudo-em-um?

Pantufas ou uns sapatinhos leves são perfeitos para o verão; no inverno não são necessários se mantiver o bebé bem aconchegado num macacão. As férias e os fins de semana fora são uma benção para os pais que finalmente podem dormir? Os pés dos bebés não se sentem menos abençoados... experimentar outros terrenos, como a relva ou a areia vai permitir-lhes desenvolver os músculos e ganhar mais equilíbrio!

Em pouco tempo a mesa de centro é a amiga inseparável do bebé. Uma verdadeira aliada com a qual ele vai contar para se levantar e se apoiar... E com o papá a alguns metros, sentado na sua poltrona preferida, ele não tem escolha para receber os miminhos que tanto gosta! O bebé ganha asas, e aí vai ele! Direitinho ao papá, ele anda sem se apoiar e consegue ficar de pé durante pelo menos metade do caminho: chegou a hora de lhe comprar o seu primeiro par de sapatos, como os grandes (ou quase).

Como escolher o primeiro par de calçado do bebé?


E aí estão eles, o par de calçado para bebé, especial primeiros passos.

Os sapatos para o bebé devem... tome nota:

  • Ser adaptados à morfologia dos pezinhos.

    Dica: evite artigos de qualidade inferior para os primeiros pares.
  • Ter um rasto com 1 cm de altura no máximo.

    Dica: não têm necessariamente de ser subidos para evitar fricção no tornozelo.
  • Apoiar bem o pé e ter um contraforte rígido para evitar torsões.

    Dica: aperte o calcanhar do sapato para verificar a resistência do contrafortte.
  • Deixar respirar os dedos para evitar a sua sobreposição.

    Dica: verifique que os atacadores estão mais acima para não comprimir os pés.

As vantagens:

  • Barras autoaderentes: são mais práticas e estimulam o início da autonomia.
  • Um rasto em crepe ou elastómero para que sejam antiderrapantes.
  • Pele no interior e no exterior que permite a respiração dos pés.
  • Um rebordo acolchoado para um melhor suporte do pé e evitar fricção.

COMO SABER O TAMANHO DO PÉ DO BEBÉ


Tem duas soluções: ou encomenda um pedímetro no site da vertbaudet antes de comprar o calçado ou usa da sua criatividade. Se gosta de resolver os problemas e solucioná-los faz parte de si, faça assim: com o bebé em pé, descalço, em cima duma folha de papel, desenhe o contorno dos pezinhos. Compare a silhueta resultante com o calçado do bebé. Atente em algumas notas importantes :

  • O primeiro calçado para a marcha começa, em geral, no número 19.
  • Entre 9 et 24 mois, les pieds d’un enfant prennent 3 cm, puis 1 cm par an entre 2 et 5 ans.

Até aos 2 anos, o crescimento é enorme! Ele vai aumentar um número a cada 3 meses, aproximadamente. O tamanho dos pezinhos vai dobrar até à escola primária! Uma coisa é certa, o calçado vai ficar pequeno rapidamente, por isso deve estar sempre atenta...