Parar de Amamentar

Há muitos conselhos e opiniões acerca da mellhor forma de amamentar, sendo este um tema muito importante para as mamãs, ele levanta algumas dúvidas, como por exemplo, como devo fazer para o bebé agarrar a mama? Como é que sei se estou a ter leite suficiente para o bebé? Será a amamentação a melhor opção para mim? E caso seja, como é que sei quando é que devo parar?

Quer seja uma mamã a amamentar ou uma grávida a planear amamentar, leia o nosso guia para saber tudo o que precisa sobre como deixar de amamentar e adquira algumas dicas sobre como amamentar.

Qual é a idade média para deixar de amamentar?

Não se preocupe com o que os outros pais fazem, você e o bebé é que sabem qual é o momento certo para deixar de amamentar, por isso não se sinta pressionada em relação a este assunto.

No entanto, é normal que se questione sobre este tema. Na verdade, esta é uma questão de resposta difícil, uma vez que existem várias diferenças na sociedade e culturas do mundo inteiro.

O conceito de "média" não é assim tão importante, uma vez que alguns pais optam por não amamentar e outros fazem-no durante um curto período de tempo, o que altera significativamente os dados.

O assunto torna-se ainda mais difícil quando estamos a falar em eliminar totalmente a amamentação da alimentação do bebé, ao invés de simplesmente introduzir alimentos sólidos para além do leite.

Apesar disto, foram realizados alguns estudos interessantes sobre este assunto. Por exemplo no seu livro "Breastfeeding: Biocultural Perspectives", a antropóloga Katherine A. Dettwyler calculou que os pais em média deviam amamentar entre os 2,8 e os 3,7 anos.

O que é que os especialistas recomendam?

Quando se trata de decidir qual é a melhor altura para parar de amamentar, o mais importante é ter em consideração o que é melhor para si e para o bebé, no entanto não deixe de ouvir os conselhos dos especialistas.

A Organização Mundial de Saúde aconselha que se comece a dar mama logo na primeira hora após o nascimento uma vez que o colostro (o leite materno produzido no final da gravidez) é o alimento ideal para o recém-nascido.

Também é aconselhável até aos seis meses amamentar o bebé apenas com leite materno, seguindo-se um período de amamentação combinada com outros alimentos até ao 2 anos ou mais.

Experts
What if...

E se eu quiser amamentar durante mais tempo?

As mães que amamentam não se devem sentir pressionadas para deixar de o fazer ao fim de dois anos, até porque há mães que amamentam até aos quatros anos, por vários razões, porque gostam e porque querem continuar a fazê-lo.

Além disso, os benefícios da amamentação para a saúde do bebé e o facto desta os ajudar a sentirem-se confortáveis e seguros são motivos pelos quais os pais não devem sentir-se obrigados a deixar de amamentar mais cedo do que o momento em que estiverem preparados para o fazer.
Por outro lado, a mamã pode querer deixar de amamentar e o bebé não estar preparado. Esta será a altura certa para explicar ao pequenote os motivos pelos quais quer parar de amamentar. Em compensação, tente para passar mais tempo com o seu bebé, incluindo outras atividades nas vossas vidas.

Existem alguns efeitos secundários se deixar de amamentar?

Se deixar de amamentar e começar a dar alimentos sólidos ao bebé, poderá sentir efeitos colaterais. Deixar de amamentar pode ter algum impacto na forma como se sente, seja física ou emocionalmente, uma vez que a amamentação pode ser uma experiência exigente para o seu corpo.
Embora existam muitas mães que não sentem quaisquer efeitos secundários, existem outras que não podem dizer o mesmo, podendo ocorrer alguns destes problemas:

Sentir-se cheia

Assim que deixa de amamentar, ainda demora algum tempo até o leite diminuir, por isso, é normal que se sinta cheia, principalmente se o desmame foi feito num curto período de tempo. Para que não se sinta assim, deve tirar apenas o leite suficiente sem estimular a produção de mais.

Náuseas, alterações de humor e dores de cabeça

Antes de deixar de amamentar, deve consultar o seu médico, uma vez que as alterações hormonais durante este processo podem causar sintomas físicos semelhantes aos que sentiu no início da gravidez.

Depressão e tristeza

A prolactina é a hormona responsável pela amamentação e pode dar-lhe sensações de tranquilidade e alegria, mas quando o nível desta hormona diminui, pode causar-lhe um efeito contrário e por esse motivo pode sentir-se mais triste. Além disso, também se pode sentir um pouco mais em baixo quando deixa de amamentar, uma vez que, de certa forma, perde o vínculo mãe-bebé, embora isso signifique que o seu filho está a crescer.

O importante é que todos os sintomas são suscetíveis de ser geridos, por isso, se sentir algum deles ou se achar que possam ser um problema, deve consultar o seu médico antes de começar a fazer o desmame.

O que vestir durante a amamentação

Seja para estar em casa ou para passear com o bebé e para que a experiência da amamentação seja muito mais simples, o ideal é escolher a roupa certa. Eis algumas das nossas roupas preferidas para que se sinta superconfortável e bonita na hora de amamentar.

Sinta-se elegante e confortável durante toda a gravidez com a nossa coleção espetacular de roupa pré-mamã. Para mais dicas e conselhos úteis não se esqueça de consultar o nosso guia de amamentação em público.