CONSELHOS

A escola primária começou! Que atividade extraescolar deve a criança praticar?

rentrée primaire Photo article Haut T

Ganhar confiança saindo da zona de conforto ou ainda aprender a respeitar as regras do grupo são as aprendizagens a fazer no contexto de algo que agrade à criança… A atividade extraescolar pode desenvolver as capacidades dos pequeninos e dos mais crescidos. Mas como pode escolher a atividade que a criança vai praticar depois da escola, sempre respeitando a sua personalidade?

A criança é sonhadora…


> Ela precisa aprender a concentrar-se

Os trabalhos manuais, as artes plásticas ou o desenho desenvolvem a imaginação e a concentração e praticam-se num ambiente calmo.

> Ela precisa de aprender a enraizar-se

A arte circense é perfeita para trabalhar o equilíbrio e a tomar o espaço. Se perto de si não há ensino da arte circense, procure nas academias de tempos livres que costumam ter propostas para as férias escolares.

A criança é claramente líder!


> Ela precisa de aprender a respeitar as regras

Rugby, voleibol, andebol… Neste caso, aconselhamos uma atividade de equipa, pois quando falamos de equipa, falamos de regras para respeitar e, nestes casos, bola para partilhar com os companheiros da equipa!

> Ela precisa de aprender o espírito de equipa

Nada melhor de que as aulas de música para, em conjunto com os colegas, aprender a compor uma bonita harmonia!

A criança é muito tímida


> Ela precisa de criar o seu espaço

O basquetebol, o futebol, o andebol vão ajudá-la a criar o seu próprio espaço no seio do grupo e a aprender o espírito de equipa sem o qual não será possível ganhar. Estas atividades são perfeitas para estimular a autoconfiança da criança!

> Ela precisa de aprender a afirmar-se

O teatro ajuda na colocação da voz, da movimentação em cena e da exposição perante o público, esta é a atividade perfeita para se soltar diante dos outros e ganhar confiança!

> Ela precisa de se sentir bem e confortável no seu corpo

A natação, com a sensação de gravidade zero, ajuda no desenvolvimento da leveza, estimula a natural coordenação dos movimentos e, em consequência, a manter-se em harmonia com o seu próprio corpo!

O critério fundamental para o desenvolvimento da criança é, sem dúvida, o prazer. Quando escolher a atividade que ela vai praticar, não se esqueça disso! Não adianta forçá-la a praticar uma atividade se ela não tiver vontade... Se tiver tempo, deixe-a experimentar várias atividades e deixe-a mudar se ela quiser... Sobretudo mantenha-se atenta para que a atividade escolhida não venha a provocar o efeito inverso!