CONSELHOS

Preparar o saco para levar para a ama ou para a creche
Os essenciais que deve levar

sac nounou Photo article Haut T

Finalmente, chegou o dia! Embora para si o regresso à rotina profissional seja fácil, para o bebé é provável que seja necessário mais tempo para se adaptar a um novo lugar e a pessoas novas que estão prontas para o mimar! Assim, para minimizar a mudança de todos os seus hábitos, coloque no saco tudo o que será preciso para o ajudar a ter referências e simplificar a vida da ama ou das auxiliares da creche!

O companheiro mais reconfortante para os mais pequenitos é o boneco-doudou


Quer concorde com a sua existência ou não, quer o bebé já o tenha adotado ou não, o boneco-doudou pode ser muito útil para sossegar o bebé na sua ausência ou para o acalmar durante as sestas. Para o efeito, pode também usar uma fralda com o cheiro da mamã e assim o bebé vai ter um ponto de ligação entre a sua casa e este novo lugar onde vai passar os seus dias sem si. Se o bebé já está emocionalmente ligado ao seu boneco-doudou, deve arranjar um de reserva, para evitar um drama caso o original se perca! Lembre-se que este vai ser o “amiguinho” que o vai acompanhar até à entrada da escola e, por isso, vai ter um papel importantíssimo no dia do bebé, daí que não possa permitir-se ficar sem ele!

sac nounou Photo article Bas T

A chupeta para acalmar os queixumes do bebé


A sucção lembra ao bebé o peito da mamã ou o biberão, e é assim que ele consegue acalmar-se. Portanto, se é uma defensora da chupeta e encontrou nela a forma ideal para tranquilizar o bebé quando ele chora sem razão aparente, quando lhe dói a barriga ou quando tem dificuldade em dormir... A chupeta é uma das primeiras coisas que não se deve esquecer de colocar no saco da ama ou da creche! Mas uma chupeta perde-se tão facilmente, que o melhor é trazer várias e deixar lá uma de reserva!

A muda de roupa em caso de incidente


É essencial ter uma muda de roupa no saco muda-fraldas do bebé, tanto na creche como na ama! Um simples arroto ou a fralda cheia acontece num piscar de olhos e o facto de o bebé estar num ambiente diferente daquele que lhe é natural (a sua casa) não vai mudar nada! Assim, no saco para a creche ou para a ama, deve colocar:

  • 2 bodies
  • 1 t-shirt
  • 1 camisola
  • 1 calças
  • Meias

Se esta muda ficar em casa da ama, não se esqueça de a substituir à medida que o bebé vai crescendo.

Deve levar sempre as fraldas para a creche ou para a ama


As fraldas não estão incluídas nas mensalidades, daí que devam ser fornecidas por si e, uma vez que, a pele do bebé é sensível, é melhor que seja você a fazê-lo, porque se testou várias marcas, sabe qual é a melhor para o rabinho do seu bebé! Finalmente, se faz parte das adeptas das fraldas laváveis, fale com a ama acerca do assunto para se inteirar da sua recetividade. Não se esqueça também de trazer consigo tudo o que é necessário para a muda da fralda.

A bolsa de cuidados do bebé que deve disponibilizar à ama


Desde o termómetro ao aspirador nasal... A saúde e a higiene do bebé é um assunto importante! Por isso, já pode preparar uma pequena bolsa com o essencial para os cuidados do bebé:

  • Aspirador nasal
  • Termómetro
  • Paracetamol
  • Antissético
  • Soro fisiológico
  • Pomada contra as picadas

Se o bebé estiver doente e quiser que a ama lhe dê o tratamento prescrito pelo médico, deve dar-lhe a receita juntamente com os medicamentos para ele tomar.

As refeições do bebé devem ser fornecidas pelos pais?


Se ainda estiver a amamentar, a questão não se coloca, cabe-lhe obviamente a si fornecer o seu leite materno e o biberão que o acompanha. E enquanto o bebé beber leite do biberão, cabe-lhe também a si fornecer a água e o leite em pó e, posteriormente, o leite do crescimento. Quando chegar o momento da diversificação alimentar, as refeições podem ser fornecidas pela ama/creche através de um pagamento adicional. Isto vai dar-lhe jeito quando regressar ao trabalho e vai até aliviá-la, por isso, vale a pena discutir este assunto com quem vai ficar com o seu bebé.

E porque cada ama e cada creche tem a sua própria maneira de trabalhar e cada um dos pais também, antes do dia D faça um pequeno resumo do que vai ser necessário ou não (por exemplo, os lençóis, sacos de bebé, babetes...). A comunicação é essencial com a ou as pessoa(s) que vão cuidar do seu filho, por isso esta é uma boa oportunidade para que tudo comece da melhor forma!