Menu ×
Voltar à página inicial>Conselhos para amamentar em público

Amamentar em público: guia essencial

Guia essencial
Quando o seu bebé acaba de nascer, precisa de ser amamentado a cada 2 ou 3 horas ao longo do dia. Isto pode ser uma tarefa complicada se precisar de sair de casa... mas não se preocupe. Elaborámos um guia muito útil para amamentar em público, quer seja na presença de uma amiga ou um membro da família, em casa ou num local público como um centro comercial ou um restaurante.

Dicas para amamentar em público

Aqui estão as nossas principais conselhos para amamentar na presença de outras pessoas:

Planeie o seu dia em torno dos horários de amamentação

Antes de sair de casa, é boa ideia pensar em que zona se sentirá mais confortável a dar mama. Calcule aproximadamente onde estará quando chegar à hora do bebé ter fome e tente planear o seu dia a partir daí. Por exemplo, se for ao centro comercial, deve haver uma zona para mudar o bebé que possa usar, ou se for almoçar fora, tente saber se há algum sítio mais calmo dentro do restaurante, onde poderá sentar-se e amamentar o bebé.

Se não tem a certeza, porque não perguntar a amigas que estejam também a amamentar ou que já tenham amamentado? É provável que elas tenham excelentes recomendações para a ajudar a encontrar o local ideal para alimentar o seu bebé!

Em alternativa, poderá perguntar ao seu obstetra ou enfermeira que a acompanha quais os melhores locais para amamentar em público.

Leve alguém consigo

Quando amamenta pela primeira vez, não é anormal que se sinta um pouco constrangida sempre que precisar amamentar o seu pimpolho em público. Depressa se vai habituar, mas nos primeiros dias é uma ótima ideia levar uma amiga ou um familiar consigo, com quem possa conversar enquanto amamenta. Isto vai facilitar o seu processo de habituação à amamentação em público e ajudá-la-á a sentir-se mais confortável – rapidamente vai ser um gesto inato.

Se tiver uma amiga com um bebé de mais meses, poderá valer a pena pedir-lhe que lhe mostre alguns dos locais públicos onde ela amamentou para que se sinta mais confiante quando decidir aventurar-se sozinha com o seu rebento.

O que vestir quando amamentar em público

Claro que o que veste quando amamenta está completamente dependente do seu estilo pessoal e daquilo que a faz sentir confortável.

Algumas mamãs gostam de usar partes de cima mais largas que são fáceis de levantar para amamentar o bebé. Outras preferem permanecer com a barriguinha tapada usando dois tops, um sobre o outro, de maneira a que consigam puxar o top de cima para amamentar o bebé e manter o outro para baixo, tapando o corpo.

Em relação à roupa interior, pode simplesmente usar um soutien bem macio, com armação e molas nas alças que abrem as copas para amamentar mais facilmente.

No que diz respeito ao guarda-roupa para amamentar, não existe certo ou errado. Aqui estão algumas das nossas peças preferidas para o aleitamento:


Algumas mamãs colocam uma echarpe ou um lenço por cima do peito enquanto amamentam para que a sua pele fique tapada, mas mais uma vez, não há um método certo ou errado, a decisão é totalmente sua.
Encontre na Vertbaudet toda a nossa seleção Especial amamentação.

Se está grávida, é importante que se sinta sempre confortável, para isso conheça a nossa fantástica coleção pré-mamã com roupa confortável e muito trendy!