Bem-vinda(o)
ao Espaço Conselhos

Da primeira ecografia ao bacio, passando pela escolha da cadeira-auto… Temos resposta para tudo quando se trata das crianças e de si!

Como superar o medo do escuro nas crianças?

Como superar o medo do escuro nas crianças?

O medo do escuro é algo que atormenta muitas crianças e pais, e que pode tornar o momento de ir para a cama numa verdadeira batalha.

Por vezes, este medo também é sentido pelos adultos, levando a que muitos tentem encontrar a melhor resposta de como superar o medo do escuro.

É certo que o medo faz parte do desenvolvimento emocional do ser humano, e vai surgindo na infância, muitas vezes através de fontes bem distintas, contudo também faz parte do crescimento de cada um encontrar a forma de o enfrentar e superar.

Para que isto aconteça, temos que nos dotar de algumas ferramentas, e no caso do medo do escuro não é diferente.

Vamos nos debruçar neste medo, mas na perspetiva das crianças.

O que tem o escuro de assustador?


O medo do escuro surge a partir do momento em que a criança começa a usar a imaginação naquele cenário de escuridão, e criando fantasias assustadoras. quase apocalíticas.

Este medo, mais do que sendo ao escuro, é ao desconhecido, à falta de percepção do que a envolve e que ela não consegue ver.

Pode ainda existir outra motivação que despoleta o medo quando se apaga a luz, como por exemplo, uma memória que lhe deixou uma marca negativa.

A criança esteve envolvida em alguma situação que para ela não foi boa, num ambiente mais escuro, e por isso cada vez que o candeeiro se desliga, todas aquelas sensações voltam e provocam este medo.

Medo do escuro: dicas para lidar com o medo


Se o bicho papão entra todas as noites no quarto dos seus filhos quando a iluminação do quarto se apaga, então é tempo de agir e ajudar os mais pequenos a ultrapassar esta fase.

Tome nota destes pequenos gestos que podem fazer uma enorme diferença a encontrar o caminho de como superar o medo do escuro.

Converse, mas principalmente ouça

Este medo é muito real aos olhos dos seus pequenos, por isso escute-os com muita atenção.

Converse sobre o que sentem, o que fantasiam e o que os atormenta. Não tire valor ao que eles partilharam consigo.

Esclareça-os que personagens como os monstros ou os fantasmas só existem nos filmes e nos livros, e que a mãe e o pai estão mesmo ali ao lado.

O primeiro passo para vencer o medo do escuro é falar sobre ele.

Crie um ambiente acolhedor e protegido

Se é o escuro que mete medo, então, numa fase inicial contrarie o breu no quarto.

Existem várias soluções para criar pontos de luz suave que ajudarão a acalmar a criança e que simultaneamente permitem que esta adormeça.

As luzes de presença para bebés são um excelente aliado nestas situações e as opções são imensas.

Pode encontrá-las em formato de peluche, com música ambiente, com temporizador, com imagens projetadas na parede ou teto. Cor de rosa, azul, branco, pinguins, ursinhos, gatinhos, raposas, etc., o difícil vai ser escolher.

Envolva a criança na escolha do seu candeeiro

Quando for escolher os detalhes da decoração do quarto da criança, peça-lhe a sua colaboração.

Sendo a criança a decidir, esta criará uma relação de proximidade com os seus objetos que pode ajudar quando tudo estiver escuro, uma vez que ela os conhece bem.

O mesmo princípio aplica-se à escolha do candeeiro para o quarto de criança.

Peça-lhe a opinião e ajude-a a sentir o quarto como um porto seguro.

Sente-a ao seu lado quando entrar na categoria de Iluminação infantil do nosso site e deixe-a encantar-se com as muitas opções que terão à vossa disposição.

Escolha as histórias com finais felizes, sem monstros ou bruxas, ou enredos assustadores que vão começar a ganhar vida na imaginação das crianças assim que a iluminação do quarto se desligar e o escuro prevalecer no quarto.