Bem-vinda(o)
ao Espaço Conselhos

Da primeira ecografia ao bacio, passando pela escolha da cadeira-auto… Temos resposta para tudo quando se trata das crianças e de si!

Mitos sobre o método Montessori

Mitos sobre o método Montessori

Autora: Beatriz Vasconcelos

Montessori começou a surgir em Portugal com uma força muito particular. Mas antes que pense que é apenas uma moda, digo-lhe que o método Montessori foi criado há mais de cem anos e que já existem vários estudos científicos e humanos que comprovam a sua eficácia.

Juntei-me por isso à Vertbaudet para, com regularidade, passar algumas dicas, atividades de conexão com os vossos filhos e reflexões para saber mais sobre esta pedagogia baseada no amor, na autonomia e na liberdade da criança.

Como estamos a começar, gostava de deixar já de parte algumas ideias erradas que normalmente surgem quando falamos de Montessori.

#1 – Montessori é só para crianças pequenas


Começamos com aquele mito que é o mais disseminado. O método Montessori é para todos. Desde bebés até adultos.

É claro que este mito está associado ao facto de existirem mais escolas e sistemas estruturados para a infância, no entanto não corresponde de todo à verdade. Sabia, por exemplo, que a abordagem Montessori atualmente até é usada como forma de terapêutica para adultos mais velhos com demência?

#2 – Num quarto Montessori usa-se sempre uma cama no chão


Na verdade, a cama no chão só faz sentido nos primeiros anos de vida da criança. Por volta dos 3 anos, a criança já tem robustez física suficiente para conseguir subir e descer de uma cama elevada autonomamente e, por isso, não é mais necessária a estrutura no chão. Para crianças mais velhas uma cama segundo o método Montessori pode ser, por exemplo, um beliche – se essa estrutura lhe conferir autonomia, liberdade e segurança.

#3 – Para fazer Montessori em casa preciso de muito investimento financeiro


Para aplicar Montessori em casa não precisa de ser milionário nem de fazer um investimento financeiro superior ao que normalmente os pais fazem. Apenas tem de alterar o seu mindset e fazer escolhas mediante as verdadeiras necessidades do seu filho. A parentalidade mais respeitosa e com o foco na criança é a chave para começar a fazer Montessori em casa.

#4 – As crianças Montessori são sempre calmas e obedientes


Crianças são crianças. Todas elas testam limites e, por vezes, a paciência dos pais. A abordagem Montessori para a educação das crianças é baseada no conceito – liberdade com limites. Aliado ao amor incondicional que temos para com as crianças, a obediência da criança surgirá sempre que esta se sentir segura, amada e claro, com os limites bem definidos pelo adulto. No método Montessori acreditamos que a disciplina é o reflexo do amor e não da punição e do castigo.

#5 – As crianças Montessori fazem o que querem e quando querem.


Como disse no ponto anterior, Montessori baseia-se na liberdade. No entanto, não há liberdade sem limites. E esses são impostos pelo adulto.

Apesar da criança ter liberdade de escolha, e poder agir de acordo com a sua vontade e liberdade, desde que a sua ação não prejudique o outro, ela própria ou o ambiente que a rodeia, a criança é guiada pelo adulto a fazer escolhas ponderadas e direcionar alguma ação menos positiva para algo construtivo do seu ser.

 

Espero que tenham gostado,
Até ao próximo momento,
Beatriz Vasconcelos