CONSELHOS

Quais são os artigos indispensáveis para cuidar do bebé?

Siga-nos, vamos explicar-lhe tudo!

Na lista imensa das alegrias partilhadas com o bebé estão os momentos únicos passados na casa de banho! Mas, para os aproveitar ao máximo, há artigos imprescindíveis que vai precisar. Vamos ajudar a fazer a check list... mesa de mudas, banheira e pequenos acessórios para a higiene do bebé...

O que vai precisar para mudar a fralda ou a roupa do bebé

Da clássica mesa de mudas até ao muda-fraldas de parede para poupar espaço ou então, o muda-fraldas com banheira integrada… há para todos os gostos!

A superfície de mudas


A superfície de mudas tem um preço muito leve e ocupa pouco espaço, por isso ela é perfeita para divisões pequenas e pais que gostam de andar de um lado para o outro. Prática, fixa-se facilmente numa banheira de bebé, numa cama de grades ou até numa cómoda,no entanto, ela não tem arrumação.

A mesa de mudas


A mesa de mudas ocupa mais espaço e por isso vai precisar de uma divisão maior. Esta mesa tem uma superfície para colocar um colchão de mudas. Muito confortável para o bebé e para os pais, a mesa de mudas tem várias áreas de arrumação onde pode colocar tudo o que precisa quando está a mudar o bebé, tais como as fraldas, o algodão, os cremes…

A cómoda com superfície de mudas


Esta cómoda é tipicamente instalada no quarto do bebé. Enriquecida por uma superfície de mudas, este móvel tem uma grande capacidade de arrumação! Com esta cómoda com superfície de mudas vai ter sempre à mão tudo o que precisa para a higiene do bebé e também todas as roupinhas dele, sem nunca deixar de ter o bebé debaixo de olho!

O que precisa para o banho do bebé

Hoje em dia o banho diário não é obrigatório, o que é aconselhado, mesmo pela maternidade, é um banho a cada 2 ou 3 dias para que a pele do bebé não fique demasiado seca. Em contrapartida, para que o banho do bebé seja um momento de calma e descontração, não poupamos no conforto!

A banheira


A banheira é absolutamente imprescindível para o bebé! Se a sua casa de banho é pequena, a banheira dobrável é perfeita para si. Aberta ela oferece ao bebé todo o conforto que ele precisa. Em relação à banheira evolutiva, ela adapta-se à idade do bebé! O bebé vai adorar descobrir a alegria que é estar na água durante os primeiros meses quando tomar banho deitado e mais tarde sentado confortavelmente e bem encaixado na sua forma pré-moldada! Por último, existem pés para a banheira, para que o bebé se possa ficar à sua altura, evitando assim dores nas costas dos papás e das mamãs. E se gosta de passear com o bebé ao fim de semana, também pode investir numa banheira insuflável que é muito fácil de colocar no porta-bagagens do automóvel e perfeita levar em todas as suas escapadelas. Para além disso, poderá reutilizá-la como minipiscina no verão!

Os acessórios


O bebé não deve apanhar frio nem dentro nem fora da água. É por isso que a temperatura do banho deve ser de 37°C. Antes de pôr o bebé na banheira, tem de medir a temperatura da água com um termómetro. Muito prática e para evitar que o bebé escorregue temos a espreguiçadeira de banho (antes dos 7 meses) e os assentos de banho (para quando o bebé já se sentar). Quando estiverem bem fixos, o bebé pode chapinhar à vontade.

O estojo para os cuidados higiénicos

O nariz, as orelhas, as unhas…Está na hora de fazer uma revisão de tudo o que precisa para os cuidados higiénicos, e não só, do bebé.

O bebé tem febre


Se o bebé estiver doente, a primeira coisa a fazer é medir-lhe a temperatura. Opte pela medição auricular para ser mais rápido, pela frontal que, embora seja menos precisa, permite não acordar o bebé, ou pela retal, que é a medição mais precisa… Cada termómetro tem as suas vantagens e desvantagens, mas tenha em atenção que o termómetro auricular não é adequado para os bebés até aos 2 anos.

O bebé tem o nariz congestionado


Até aos 2 anos ½, o bebé não consegue assoar o nariz. Para uma limpeza diária do nariz, o seu médico assistente ou pediatra vai ensiná-la a lavar o nariz do bebé com soro fisiológico. Quando o bebé estiver constipado, deve usar um aspirador nasal manual ou elétrico que vai ajudar a descongestionar o nariz, aliviando o bebé.

O bebé precisa de cortar as unhas


Durante o primeiro mês não deve cortar as unhas ao bebé, mas depois, tal como para os adultos, deve fazê-lo não só por questões de higiene, mas para também que ele não se arranhe! Para a ajudar neste processo delicado, deve usar tesouras com pontas redondas (desde o nascimento) ou corta-unhas (a partir dos 6/8 meses), ambos adequados às unhas pequenas e frágeis do bebé.

Veja também o guia de compras "a higiene do bebé" & a nossa seleção especial de produtos de higiene para o bebé em vertbaudet.pt