Bem-vinda(o)
ao Espaço Conselhos

Da primeira ecografia ao bacio, passando pela escolha da cadeira-auto… Temos resposta para tudo quando se trata das crianças e de si!

Chegou o momento de mudar a fralda ao bebé: quais os cuidados a ter?

Chegou o momento de mudar a fralda ao bebé: quais os cuidados a ter?

Quem tem um bebé em casa sabe bem que uma boa fatia do seu dia é passada no colchão muda fraldas. E não são raras as vezes em que acabou de mudar a fralda e 5 segundos depois também esta está suja e precisa de substituição. É normal, faz parte da rotina de pais e bebés.

Contudo, apesar de ser uma tarefa rotineira durante os primeiros anos de vida do bebé, existem alguns cuidados a ter que nunca deverão ser descurados, mesmo quando se está a mudar a fralda pela “enésima” vez.

Neste artigo vamos dar resposta a algumas das perguntas mais frequentes que passam pela cabeça de todos os pais, principalmente na fase de recém-nascido.

Como mudar a fralda a um bebé?


Em primeiro lugar, certifique-se que tem tudo o que necessita à mão antes de começar a mudar a fralda. A última coisa que vai querer é ter que deixar o bebé sozinho enquanto vai buscar alguma coisa de que se esqueceu.

Posto isto, o que não pode faltar, mesmo quando for mudar a fralda durante a noite:

  • fraldas limpas;
  • algodão, água de limpeza ou água morna;
  • toalhitas sem álcool;
  • creme barreira com vitamina A e óxido de zinco;
  • saco ou caixote do lixo para colocar a fralda suja.


Após lavar as mãos e deitar o bebé no móvel muda fraldas chegou o momento de mudar a fralda.

  • Limpe a pele do bebé com o algodão e a água de limpeza, porém se a pele estiver muito irritada opte pela água morna.
  • De seguida, espalhe o creme de barreira, e se a temperatura ambiente permitir deixe o bebé ficar sem a fralda durante algum tempo para a pele poder respirar.
  • Certifique-se de que a pele está seca antes de colocar e fechar a fralda limpa. Desta forma evita que o excesso de humidade provoque irritação na pele do bebé.
  • Tenha em atenção para que a fralda não fique demasiado apertada. Descarte a fralda suja, lave novamente as mãos e está feito.

Como mudar a fralda a um recém-nascido?


No caso dos recém-nascidos, os cuidados têm que ser redobrados. A pele é muito sensível e propensa a irritações ou alergias, e por isso deve ser limpa delicadamente e sem friccionar. Não se esqueça de secar bem e cuidadosamente as dobras e as pregas.

Ao limpar o bebé faça-o da frente para trás, independentemente de se tratar de uma menina ou menino, para evitar que resíduos de cocó passem para os órgãos genitais. Aliás, este método deve ser mantido mesmo quando o bebé for mais crescido.

Quando fechar a fralda deixe o cordão umbilical de fora para evitar infeções.

A temperatura ambiente é igualmente um fator muito importante, não devendo baixar dos 22 graus quando colocar o bebé na cómoda muda fraldas.

Outro detalhe importante que deve saber prende-se com a cor dos cocós. Não se assuste, quando nos primeiros dias esta for muito escura, é perfeitamente normal.

Com o passar do tempo, o cocó vai adquirindo uma cor mais esverdeada até ficar amarelo. Esta mudança de cores faz parte do processo de crescimento do bebé.

Quando se deve mudar a fralda do bebé?


No caso de o seu bebé ter a pele muito sensível, deverá trocar de fralda mesmo quando esta apenas tem xixi para evitar irritações.

Deve se acordar o bebé para mudar a fralda? Esta é outra questão muito pertinente. Se não ocorrer um grande acidente, o ideal é que deixe o bebé dormir.

A grande maioria das fraldas já tem a capacidade de absorver os fluidos durante muito tempo sem que isso crie irritação para a pele do bebé.

Se o acordar ao colocá-lo na cómoda com muda fraldas, corre o risco de destabilizar o sono do bebé e de após a muda da fralda ser mais difícil voltar a adormecê-lo.

Mudar a fralda antes ou depois de comer? Alguns especialistas aconselham que a fralda seja mudada antes de o bebé mamar. Desta forma estará mais desperto e alimentar-se-á melhor.

De qualquer forma, esteja em alerta após as refeições. É normal que pouco tempo depois de ter comido, o bebé volte a sujar a fralda. Por isso, se sair após o bebé mamar, não se esqueça de levar o saco muda fraldas.

Mudar a fralda de quanto em quanto tempo? A frequência com que se muda de fralda está ligada com a idade do bebé.

No caso dos recém-nascidos ou dos bebés mais novos, é normal que a fralda tenha que ser mudada com mais frequência, podendo mesmo chegar às 7 mudas diárias. Esse é um dos motivos pelo qual muitas famílias começaram a optar por fraldas reutilizáveis.