CONSELHOS

Os primeiros passos do bebé, um grande momento de partilha!

O bebé cresceu tão depressa, já apaga a sua primeira vela! Incentivado pela sua motivação e muita persistência, o bebé está pronto para descobrir um novo mundo. Mas, antes disso, tem muito para aprender. Os primeiros passos do bebé são sempre um grande momento de partilha. Como se processa aprendizagem da marcha?

Quando o bebé aprender a andar


Os primeiros passos do bebé são sempre um momento emocionante para os pais. Ao longo dos meses os ossos do bebé ficam mais resistentes e os seus pequenos músculos vão ficando mais fortes. Os seus movimentos vão ficando cada vez mais precisos e coordenados. Passo a passo, o bebé vai aprendendo a equilibrar-se.

Aos três meses

O bebé já tem músculos suficientemente fortes para endireitar a cabeça e segurá-la. Oito semanas mais tarde, basta segurá-lo ao colo para percebermos que ele já começa a querer levantar-se sozinho com as suas pernocas. Atiçado pela curiosidade, não para de virar a cabeça para todo o lado ao som dos barulhos à sua volta ou quando o chama. O que ele gosta mesmo é de estar numa posição alta para para observar tudo o que o rodeia.

Aos sete meses

O bebé apoia-se nas suas pernas e já consegue esticá-las e fazer movimentos para cima e para baixo. Com a prática, ele vai adquirindo o seu equilíbrio.

Por volta dos 10 meses

O bebé já não precisa da sua ajuda para se endireitar. Ansioso por novas descobertas, depressa vai perceber que os móveis lhe são muito úteis e aventura-se, enquanto gatinha por todas as divisões da casa. Corajoso mas trapalhão, já olha para si com um sorriso no rosto, enquanto lhe mostra orgulhosamente o que já sabe fazer.

Em breve, só vai precisar da mão da mãe ou do pai para se manter de pé e mexer-se, o que significa que entretanto vai começar a andar sozinho. Mais umas semanas e, para grande alegria de toda a família, o bebé finalmente começa a andar sozinho para trás e para a frente. Nesta altura, e para evitar acidentes com o bebé, é muito importante retirar alguns objetos que estão ao seu alcance.

O que fazer para incentivar o bebé a aprender a andar!


Em média, o bebé começa a andar sozinho aos 13 meses, mas não se preocupe muito com isso, porque este número pode variar entre os doze e os dezasseis meses, tudo depende das crianças. A rapidez com que vai aprender a andar depende da tonificação muscular, do equilíbrio, da altura do bebé e também dos medos que possa ter. Assim, o bebé vai ter mais dificuldade em endireitar-se se for mais rechonchudo.

A estimulação no ambiente que o rodeia também desempenha um papel importante. Coloque-o no chão, tire-o do parque, ajude-o quando for necessário e vá-lhe dando muitos incentivos como aplausos, sorrisos e beijinhos. Também é importante dar-lhe confiança, ao deixá-lo aprender e fazer as suas próprias descobertas, isto claro, sempre sob vigilância. O andarilho, os cavalgáveis ou os brinquedos para empurrar vão ensiná-lo a deslocar-se sozinho.

Um pé à frente do outro e toca a andar!


Em casa, o bebé não para um segundo. A falta de confiança não o impede de andar durante horas, com passos irregulares e desordenados, braços que se agitam, pernas demasiado levantadas, ele procura encontrar o seu equilíbrio e não tem com que se preocupar porque rapidamente irá estabilizar-se.

O bebé vai cair muitas vezes e se chorar, que é o que acontece na maioria das vezes, não foi porque caiu mas sim porque está confuso e porque se assustou com a queda. Por isso acalme-o e encoraje-o a continuar a sua nova descoberta. Mas cuidado, porque existem muitos perigos em casa, uma escada sem barreira de segurança para crianças, uma tacho no fogão que está ao alcance do bebé… neste caso, é necessário proteger estes elementos de perigo e mantê-los longe do bebé.

Nesta altura o melhor são os espaços onde o bebé possa andar e praticar em segurança. Embora ele já se consiga manter de pé, ele ainda não aprendeu a equilibrar-se totalmente. O bebé só vai dominar o equilíbrio a partir dos três anos! Até lá, este malandreco vai correr e descobrir todos os esconderijos da casa para brincar às escondidas, a sua brincadeira preferida!

Descubra todo o nosso calçado especial primeiros passos para o bebé em vertbaudet.pt