CONSELHOS

Pense na seguraça do bebé quando ele começar a movimentar-se

Os essenciais da puericultura

O bebé vai à descoberta de um novo mundo, a gatinhar, a agarrar-se aos móveis para deambular como um caranguejo ou em cima das suas pernas! Abrir, subir, agarrar, colocar na boca, ele nunca para! A segurança em casa torna-se numa prioridade: barreiras de segurança, parque, andarilho para bebé, são tantas as coisas essenciais para que o seu filho ande em segurança.

Indispensáveis para a segurança do bebé


As barreiras para o bebé

A casa tem várias tentações para o bebé! Basta um minuto de desatenção para que o seu pequeno explorador parta à aventura sem vigilância e as escadas de repente podem parecer um escorrega. O momento certo para cuidar da segurança do bebé em casa, é quando ele começa a gatinhar! Com uma altura de 75 cm, as barreiras de segurança para bebé, bloqueiam facilmente o acesso às escadas, lareiras, portas de vidro ou divisões que possam ter alguns riscos, mas não se esqueça que isto não substitui a sua vigilância. Quando o bebé está a dormir pode optar por barreiras de cama e contornos de berço especialmente pensados para evitar pequenas quedas.

Os parques de atividades

O paque de atividades é um momento de independência para o bebé e para si também! Por volta dos 6 meses, pode começar a deixar o bebé brincar e descobrir em segurança mas sempre de olho nele. Na maioria das vezes estes parques têm rodas para que o possa deslocar pela casa e, deste modo, preparar uma refeição, tomar banho, ligar a alguém, isto, claro, enquanto o vigia. O bebé vai adorar encontrar os seus primeiros brinquedos, os seus peluches, livros!

A espreguiçadeira para bebé

A partir dos 3 meses o bebé já tem os músculos suficientemente desenvolvidos para conseguir levantar a cabeça. 2 meses depois começa a segui-la com o olhar para todo o lado e a explorar o universo que o rodeia. O mais adequado para esta fase é a espreguiçadeira de bebé ou o baloiço. Confortavelmente instalado, o bebé é capaz de observar tranquilamente o que se passa à sua volta!

O andarilho para bebé

Normalmente, por volta dos 8 meses, o bebé pode começar a agarrar-se às suas pernas e a familiarizar-se com o equilíbrio. A altura certa para lhe dar um andarilho também conhecido como “primeiros passos” é quando o bebé tenta endireitar-se ou quando começa a pedir-lhe ajuda para o levantar! A autonomia chama pelo seu pequeno aventureiro que vai começar a cirandar pelas divisões da casa! Um excelente companheiro de caminhada, o andarilho evolutivo vai ajudá-lo a dar os primeiros passos em segurança!

O segredo para o despertar o desenvolvimento de um bebé é encorajar a sua autonomia e pensar na sua segurança, e claro estar sempre atenta.

Mas a segurança do bebé não deve ser só pensada para a casa, seja num passeio ou no carro, vale sempre a pena investir em equipamento de qualidade (ovo, carrinho de bebé, cadeira-auto de bebé) para que se sinta sempre tranquila!