CONSELHOS

Como ocupar as crianças na viagem para as férias?

Alguns dos nossos truques para divertir as crianças no carro

Quando se está fechado com crianças num carro, o caminho para a praia é longo! Mas para que a viagem não se torne um drama, eis os nossos conselhos testados e aprovados! Siga o guia e é sempre em frente! Ocupar as crianças na viagem para as férias é uma missão de tentativa e erro, a não ser que faça parte dos sortudos que têm filhos "dorminhocos" que passam toda a viagem em silêncio! Se assim for, aproveite para viajar nas horas da sesta ou à noite. Se não faz parte dos privilegiados, veja como ocupar o seu bebé:

Atividades para os mais pequeninos

  • O Saco das Surpresas! Encha um saco de pano com pequenos brinquedos, livros, caixas, um pequeno álbum de fotografias, etc. Ao prazer da brincadeira, a criança vai juntar o prazer de descobrir tudo o que está no saco!
  • Desenhar vai encantar! Em vez dos lápis que mancham, leve um um quadro mágico para a criança.
  • Autocolantes: conhece os autocolantes reposicionáveis? Uma ideia perfeita para ocupar os pequenitos, eles colam, descolam e recolam... depois, começam tudo de novo!
  • Fixamos! Para que os brinquedos não caiam para o chão do carro ou para baixo do banco, use as molas porta-chupetas. Boa ideia!
  • Era uma vez... Do melhor para entreter os bebés: contar uma bela história! Mas se não se puder sentar-se ao pé do bebé, há CDs de histórias para as crianças... Tranquilidade garantida!
  • Aprendiz de músico! Os pequenitos adoram fazer barulho, assim, não se esqueça de levar pequenos instrumentos musicais para a viagem ou use uma simples garrafa cheia de arroz. Feche bem a tampa!
  • Viva as marionetes! É engraçado e não ocupa espaço. O que é? As marionetes de dedos! Que comece o espetáculo...

Missão: crianças calmas no carro


Uma criança aos berros dentro do carro é praticamente o nº 1 no top das causas de stress. Mas como vamos ocupar as crianças para que a viagem corra com calma? Aqui vão algumas sugestões para pôr em prática na sua próxima viagem!

  • Desafie os pequenitos! Antes de dar início à viagem explique as regras do jogo: manter sempre o cinto de segurança, não distrair o condutor, não perguntar "falta muito para chegar?", etc, sob pena de, a cada desobediência das regras, perder pontos. À chegada, o vencedor deve ganhar um prémio!
  • Relato da viagem! Entregue um caderno às crianças para que elas façam um descritivo da viagem... desenhar a paisagem, colar os bilhetes da autoestrada, escrever o que comeram no restaurante...
  • Silêncio para ouvir! Um CD no leitor e a atenção das crianças foi captada! Leve CDs de histórias ou CDs com música infantil... elas não resistem! Cantar em família é algo que diverte sempre as crianças e as mantém entretidas...

Brincadeiras para fazer em família


Quando era criança, em viagem, lembra-se de fazer brincadeiras acerca dos outros carros? Se não era a matrícula, era a cor, se não era a cor, era a marca... Que tal aproveitar as viagens para partilhar bons momentos com os seus filhos?

  • Alguns clássicos: está na hora de se aperfeiçoar ao «Nem sim, nem não», «Adivinha no que estou a pensar» ou ainda ao – muito bem-vindo depois de 6 horas de viagem!- «Rei do Silêncio»...
  • Ginástica para o cérebro: o primerio jogador começa a frase «na minha mala, pus... uma t-shirt». Cada jogador deve repetir e completar a lista que se vai alongando...
  • Ginástica no carro: todos os passageiros (menos o condutor!) devem levantar as pernas quando passam sobre uma ponte, levantar os braços quando se cruzam com um camião, baixar a cabeça quando passam debaixo duma ponte, etc.
  • Auto-loto: Define-se um número (de 2 algarismos). O primeiro a encontrar uma placa de matrícula com esse número ganha 1 ponto!
  • Observatório dos carros: concentramo-nos e tentamos adivinhar a marca do próximo carro que nos ultrapassar, a sua cor e a quantidade de passageiros...
  • A Batalha: cada um escolhe uma cor. Ganha-se um ponto por cada carro que se avistar com a cor escolhida.
  • Pequenos Observadores: faz-se uma lista de coisas que podem ser vistas ao longo da viagem e atribuem-se-lhe pontos, por exemplo, uma autocaravana (1 ponto), uma vaca (2 pontos), um reboque com um barco (3 pontos), etc. Os pontos são atribuídos ao primeiro que avistar cada coisa. Fechamos a contagem ao fim de 30 minutos.
  • Mais sorrisos mais pontos: o objetivo é fazer sorrir as pessoas que estão no carro atrás ou ao lado do nosso carro (perfeito para os engarrafamentos...)

Fontes:

Petits Jeux en voyage, Denis Lelièvre, Casterman