Como envolver o bebé?

O método do swaddling em 5 passos!

O swaddling ou envolvimento do bebé, tal como o nome indica, consiste em envolver o bebé num pano grande ou numa pequena manta de forma a mantê-lo numa posição confortável e tranquilizadora e que o vai remeter para os tempos em que estava na barriga da mamã. Esta prática ancestral acalma o bebé e ajuda-o a ter noites mais serenas. Mas como envolver o bebé e quais são os cuidados a ter? Vamos explicar-lhe tudo!

A técnica do swaddling em 5 passos:
déflier à gauchedéflier à droite
  • Emaillotage étape 11º PASSO Dobre a manta (ou o pano)na diagonal formando um triângulo e deite o bebé em cima dela, com os ombros sobre a dobra, deixando a cabecita de fora.
  • Emaillotage étape 22º PASSO Coloque o braço do bebé, naturalmente fletido, ao longo do seu corpo e dobre a manta por cima, cobrindo o peito. Passe a manta por cima do corpo enquanto deixa o braço esquerdo livre, por cima.
  • Emaillotage étape 33º PASSO Dobre a ponta do triângulo para cima de maneira a tapar os pezinhos e entale-a delicadamente na dobra que está perto do pescoço.
  • Emaillotage étape 44º PASSO Coloque o braço esquerdo do bebé, naturalmente fletido, ao longo do corpo e dobre o último lado da manta por cima, tapando de novo o peito do bebé.
  • Emaillotage étape 55º PASSO Mantenha o tecido bem esticado e liso debaixo do bebé para lhe proporcionar um conforto total e para manter a manta bem posicionada.
  • Os cuidados a ter quando se envolve o bebé:Depois do bebé ser envolvido no pano, certifique-se de que:
    • A sua mão passa entre o tecido e o peito do bebé para evitar pressão sobe os pulmões.
    • Que o bebé consegue mexer as pernas, evitando o desenvolvimento de qualquer problema nas ancas.
    • Que o bebé se sinta bem e goste de ser envolvido! O objetivo é o seu bem-estar antes de tudo, se isto não acontecer, opte antes por usar um saco de bebé!
Os cuidados a ter quando se envolve o bebé:Depois do bebé ser envolvido no pano, certifique-se de que:
  • A sua mão passa entre o tecido e o peito do bebé para evitar pressão sobe os pulmões.
  • Que o bebé consegue mexer as pernas, evitando o desenvolvimento de qualquer problema nas ancas.
  • Que o bebé se sinta bem e goste de ser envolvido! O objetivo é o seu bem-estar antes de tudo, se isto não acontecer, opte antes por usar um saco de bebé!
Que tecido usar para envolver o bebé? Um swaddle, uma manta pequena, um pano grande ou ainda fraldas de pano maxi…
Pode utilizar o que mais lhe agradar para envolver o bebé e usar a técnica do swaddling, desde que tenha em conta a temperatura que se faz sentir e que, obviamente, vai influenciar a espessura e o tipo de tecido a escolher!
Na Vertbaudet, adoramos a gaze de algodão, muito macia e que deixa respirar, respeitando verdadeiramente a pele dos bebés.


Até que idade podemos usar o swaddle? O envolvimento ou swaddling consiste em tranquilizar o recém-nascido reproduzindo a sensação da vida in utero. Pode, por isso, começar a envolver o bebé logo nas primeiras semanas após o nascimento. Mais tarde, a partir dos 3 meses, o bebé vai começar a desenvolver a sua motricidade e sentirá a necessidade de se sentir livre para se movimentar. É, então, por volta dos 3/4 meses que se deve parar a prática do swaddling de forma a respeitar o seu crescimento, o seu desenvolvimento e a sua motricidade.
Cada bebé é um bebé e esta técnica nasceu para o fazer sentir-se bem. Se isso não acontecer e o bebé começar a ficar agitado quando está envolvido, será talvez o momento de pensar noutra solução que não o swaddling.