CONSELHOS

As refeições no Natal

já pensou no menu infantil?

Repas de Noël

A época de Natal, sobretudo o período das férias, é rico em guloseimas e iguarias gastronómicas, o que faz dela uma altura perfeita para partilhar momentos de convívio com as crianças. Para além disso, criar um menu especial para a pequenada é a motivação perfeita para as conseguir segurar à mesa no dia de Natal! Por isso, está decidido, este ano vamos planear um menu infantil para o Natal!

O menu de Natal para as crianças


Nham nham… o bacalhau com as batatas, o peru recheado, o polvo, o cabrito... Tudo delicioso, mas de que é que as crianças mais gostam nesta altura? Claro que são as entradas e os doces, os pastéis de bacalhau, as rabanadas, as filhós. Elas gostam de andar de volta da mesa a picar aqui e ali, até na hora de desembrulhar os presentes! Mas, francamente, o que é que nós fazíamos no Natal quando eramos pequenitos? Uma coisa não podemos esquecer: o seu pequeno estômago não aguenta a maratona gastronómica natalícia dos aperitivos, das entradas, dos pratos principais, das sobremesas... a realidade é que a refeições no Natal são extremamente demoradas, quase infinitas! Resumindo, a consoada e o almoço de Natal não são tão apreciados pelas crianças como são pelos pais!

Le repas de Noël pour les enfants

Entradas “kid’s friendly” para Natal!


Se estamos numa época festiva, porque não oferecer às crianças aperitivos e entradas saudáveis e divertidas? Nada de encher a barriguinha com demasiados doces ou salgados com muita gordura... em vez disso, viva a imaginação! Com os cortadores de bolachas com formas alusivas ao Natal vamos conseguir fazer milagres! Bonecos de neve com ovo, cenoura e azeitona, árvores de Natal em fruta, Pais Natais de morango e requeijão, renas de pão de forma, estrelas de melancia… No Pinterest vai encontrar muito mais que mil e uma ideias para entradas infantis perfeitas para a quadra natalícia! Assim, já não vai ter peso na consciência quando a pequenada passar a vida de volta dos petiscos antes de ir para a mesa!

Os melhores pratos de Natal para as crianças


Não adianta perder a cabeça a tentar que comam um manjar digno dos deuses se, no fundo, o que gostam de comer são as coisas mais simples. Temos um conselho para lhe dar... aposte na decoração dos pratos! Pegue na refeição preferida dos pequenitos e dê-lhe um twist natalício! Se adoram pizza, pode fazê-las em forma de bengalas de Natal, o arroz com a cenoura pode dar um lindo boneco de neve, as massas em espiral dão umas belas barbas para o Pai Natal... Importante é que comam o que realmente gostam e têm vontade e, sobretudo, que consiga que passem algum tempo com a família à mesa enquanto se regalam com pratos divertidos!

Decorar a mesa...


Pompons, lantejoulas, grinaldas, bolas, estrelas, pai natal… Há de tudo e não só para a árvore de Natal! Na nossa coleção de Natal, vai encontrar uma série de pequenas decorações para enfeitar os pés dos copos, os pratos e fazer uma fantástica mesa festiva! Para além disso, este ano também vamos ajudar a encher a sua mesa de bolachas de gengibre, uma ideia muito simples que lhes vai agradar! Veja a receita na nossa página "Faça você mesmo de Natal" entre outros projetos para fazer em família e entreter as crianças ;) !