CONSELHOS

Usar a linguagem gestual para comunicar com o bebé

Uma forma de comunicar e entender as necessidades do bebé!

Aprender a falar não acontece de um dia para o outro... primeiro vêm os choros, depois o palrar, passando depois para as primeiras sílabas e, finalmente, as tão esperadas primeiras palavras! É muito difícil entender o que o bebé quer e destrinçar a sua forma de comunicar que mais parece de outro mundo. Mas esta é a verdade, ele tem muito que dizer antes de saber falar! Vindo dos Estados Unidos, o método da linguagem gestual para bebés já chegou à Europa. Com ele, comunicar com o bebé é uma autênica brincadeira!

O jogo do diálogo


Comunicar com o bebé através da linguagem gestual? Ora aqui está uma ótima ideia (embora bizarra) para que o bebé se consiga fazer entender mesmo antes de aprender a falar. A linguagem gestual para bebé é um método divertido que permite que se exprimam antes da idade que aprende a falar. O bebé vai finalmente conseguir dizer quando tem fome, quando quer brincar ou quando tem sono... Mas, mesmo assim, é preciso que ele a aprenda! E, para isto, forçá-lo não serve de nada, tal como em todas outras aprendizagens, também esta tem de passar pela brincadeira.

Entre 6 e 12 meses, o bebé diz os seus primeiros ""papá"", ""mamã"" até aos 3 anos, altura em que o seu vocabulário é enriquecido com 900 palavras. Ao início da sua aprendizagem, a criança só sabe 3 ou 4 palavras. A mensagem é ainda bastante rudimentar. Da mesma forma que uma onomatopeia é raramente compreensível, um ""mnham"" sussurrado ao ouvido doa papá ou da mamã pode querer dizer muitas coisas. O gesto «outra vez» ou até "biberão bebé" vem então enriquecer a sua mensagem e completá-la!

Quando iniciar a Linguagem Gestual para Bebé?


Não é nada fácil para uma criança aprender esta linda e bela língua portuguesa! 72 músculos têm de fazer o seu trabalho para que o bebé aprenda a falar. Muito antes de dominar a fala, as crianças controlam os músculos dos braços e das mãos. Qual é, então, a idade preconizada para esta aprendizagem? Esperar 6 meses pode parecer um exagero, mas esta é a idade em que o bebé começa a fazer macacadas, brinca com as mãos e palra os primeiros sons semelhantes a palavras. Mas o essencial é a forma como vai começar a integrar os gestos no dia a dia. Deve ser algo que se torna automático. Na verdade, a idade não é importante... há pais que começam assim que o bebé abre os olhos pela primeira vez, outros que decidem esperar pelos 6 meses."

"Como começar a aprendizagem desta linguagem?


Para que o bebé aprenda esta linguagem deve introduzir cada gesto com parcimónia: 2, 3, depois 4... No início, alguns são mais fáceis que outros. Para começar, dê preferência aos gestos como ""dormir"" ou ""comer"", usados com regularidade e fáceis de associar. Assim que decidir os primeiros gestos que vai ensinar ao bebé, basta praticá-los sempre que a situação se apresente. Assim que o bebé começar a fazer a ligação entre a palavra, a ação e o sentido do gesto e que ele próprio o faça, resta-lhe ir acrescentando outros gestos. Mas lembre-se, a integração deste tipo de comunicação requer um tempo de apendizagem, não pense que vai poder filisofar com o bebé ao fim de 2 dias!

Lembre-se também que é você o modelo dele, por isso, para facilitar a integração deste tipo de comunicação use os gestos em casa, com os amigos, a família… Assim, será mais fácil para o bebé associar o gesto à situação. Para quem prefere os livros, basta ler algumas obras sobre este método e aprender as técnicas.

Para além disso, pode também inventar os seus próprios gestos. A linguagem gestual cria um elo entre pais e filhos e ajuda a desenvolver as capacidades do bebé. E não tenha receio, não é porque o bebé vai ""falar"" com as mãos que a aprendizagem da fala vai ser atrasada, antes pelo contrário!"