CONSELHOS

O nome do bebé

5 passos para o escolher!

"-Vamos jogar aos nomes favoritos?" Se até há algumas semanas atrás se estava a divertir, agora que está gravidíssima e que o quinto mês já passou, as coisas estão a tornar-se mais sérias, especialmente se o futuro papá tiver gostos diferentes! Eis a nossa forma de elaborar a sua pequena lista e escolher o primeiro nome de menina ou de menino!

Que tipo de nome? Faça o teste!


Está sem ideias, é o blackout total... Não consegue escolher um nome! O trabalho, a gravidez, as hormonas... vai ser muito difícil estimular a criatividade! Não se preocupe, está tudo sob controlo. O primeiro passo para encontrar inspiração é descobrir qual é o “tipo de nome” que mais gosta: clássico, antigo, original mas não muito excêntrico, unissexo, curto, longo, composto, raro, na moda, etc... Graças à Internet vai poder encontrá-lo de uma forma divertida! Não sei se sabe, mas existem vários sites que a podem ajudar a escolher o nome do bebé com a ajuda de questionários, testes e outros quizzes. Se as perguntas são por vezes absurdas e os resultados variam, é pelo menos uma boa maneira de se divertir e de aliviar o stress!

Wanted: procura-se nome de bebé


Está tudo pronto. Já sabe qual é o passo seguinte e isso é muito bom! Se é do tipo que gosta mais de nomes clássicos para bebé menina ou menino, então agarre em calendários mais antigos onde poderá encontrar algumas ideias de nomes só para si! Se por outro lado, o seu humor não está nos melhores dias, então esta é altura certa para dar uma vista de olhos à árvore genealógica da família. Prefere um nome de bebé original ou inventar um? Sabia que há sites de criação de nomes! E se ainda estiver um pouco indecisa, tem o dicionário de nomes próprios ou o motor de busca inteligente de nomes próprios que vão ser o seu melhor aliado. Por último, esteja sempre atenta, em todo o lado, na rua, na escola, no trabalho, preste atenção e inspire-se no que ouve...

A lista dos seus nomes preferidos


Quando gostar do que lê, do que ouve, do que escreve, não se esqueça da opinião do seu companheiro. Esta é provavelmente a melhor altura para fazer A lista, a sua lista, por isso aproveite. Aquela em que tudo é possível, onde não há limites, onde tem o direito de expressar o seu gosto pelo nome do bebé, sem quaisquer consequências. No entanto, o brainstorming pode continuar a dois. Iniciar uma lista em comum em que o nome também agrade ao seu companheiro e onde tudo é novamente possível. As suas 3 listas são enormes? Nesta altura isso é muito bom!

O seu primeiro nome preferido do bebé


"O primeiro nome é para a vida toda", já ouviu esta frase vezes sem conta, no entanto a escolha de um nome pode ter algumas consequências! Veja o aspeto positivo, o facto de ter uma lista mais reduzida vai ajudá-la a fazer uma escolha. Agarrem na vossa lista pessoal e revejam cada nome, um por um. Para cada um deles, verifique:

  • a ligação com o nome de família
  • as iniciais
  • o duplo significado e a possibilidade de poder ser gozado
  • a etimologia (que seja elogiosa e bem feita!)

Passo a passo, pode até obter a sua lista de nomes próprios. Faça uma lista dos nomes que lhe restam por ordem de preferência. Último aspeto que deve ter em conta: mantenha os seus amigos e familiares afastados desta pequena lista! Regra geral, todos gostam de fazer os seus próprios comentários e isso pode influenciar-vos.

A escolha do nome próprio pelos 2


Já está! A lista está muito mais pequena e já tem o seu top 3! Chegou a hora da (temida) decisão com o companheiro! Suspense... Faça figas para encontrar pelo menos um ou dois dos seus nomes preferidos na lista, pela sua ordem de preferência. É esse o caso? Muito bem! Se não, está na hora de chegarem a acordo! Todos os argumentos são bons para o convencer. Ainda não chegaram a um consenso? Dê-lhe mais tempo... Pode ser que se habitue à ideia, ou até mesmo gostar de um nome em que ainda nem sequer tinha pensado!

O bebé já nasceu? Quanto mais opções tivermos, mais decisões temos de tomar. E a julgar pela cara dele tenho a certeza que se vai destacar um nome da sua pequena lista!